Hematologia

A Hematologia estuda, os elementos figurados do sangue que são: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda também a produção desses elementos que são produzidos na  medula ósseabaço e linfonodos, como também estuda as doenças relacionadas ao mesmo, um dos principais exames que tem esses elementos figurados é o hemograma.

HEMOGRAMA 

 VALORES DE REFERÊNCIA    (Adulto – feminino) 

Hemácias ..................: 4.00 a 5.200.000/mm3 
Hemoglobina ............: 12.0 a 16.0 g/dl 
Hematócrito ..............: 36. 0 a 45.0% 

VCM ..........................:  80. 0 a 96 fl 
HCM ..........................:  26.0 a 34.0 pg 
CHCM .......................: 31.0 a 37.0 % 

RDW ........................: 10.0 a 15.0% 

Global de Leucócitos.:  4.000 a 10.000 /mm3 

Bastonetes ................: 0 - 400/mm3 
Segmentados .............: 1.800 a 7.500/mm3 
Eosinófilos .................:  40 -  450/mm3 
Basófilos ...................:  0 -  a 100/mm3 
Monócitos ...................: 80 - . a 800/mm3 
Linfócitos ...................:  1.200 a 5000/mm3 
Linfócitos Reativos .....: 0 % 0/mm3 
Outros ..................: 0 % 0/mm3 

Plaquetas ........................................:  150.000 a 500.000/mm3 


Glóbulos vermelhos:

O hematócrito com valores baixos está relacionado com anemias, deficiência de ferro e proteínas infecções, cirrose e hiper-hidratação. Já os valores do hematócrito alto está correlacionado a desidratação podendo levar a policitemia (Aumento anormal do número de glóbulos sanguíneos; eritremia).


A hemoglobina é uma proteína encontrada no sangue de cor vermelha e transporta o oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo.



Glóbulos brancos:

Os Neutrófilos è responsável pela defesa ou imunidade do organismo, quando esses valores estiverem altos se dá o nome de neutrofilia está relacionado a infecções, Diabetes, Leucemia mielóide crônica, Anemia hemolítica, Hemorragia dentre outros. Os Neutrófilos baixos conhecido como neutropenia, está associado a Infecções, Anemia aplástica, Leucemias agudas, Cirrose dentre outas doenças.
Eosinófilos quando os valores dos estão altos ou levemente aumentados significa que o indivíduo pode ter alguma alergia; asma; ou infecção parasitária.

Os Basófilos com Valores aumentados chamada de basofilia, quando o paciente está em algum estado de Colite ulcerativa, Sinusite crônica, Nefrose, Anemia hemolítica, Doença de Hodgking, Pós-esplenectomia. Os valores de basófilos baixos,são caracterizado por basopenia, que vinculado ao Hipertiroidismo, Períodos de estresse, Infecção aguda, Síndrome de Cushing.

Linfócitos: Existe 3 tipos diferentes: os linfócitos B, os linfócitos T e os linfócitos Natural Killer(NK) quando os valores estão altos são chamados de linfocitose que está concernente a infecções, toxoplasmose, rubéola, infecção aguda por HIV, leucemia linfocítica crônica ou aguda. Já os valores baixos dos linfócitos conhecidos como infopemia, também ligado a infecções e doenças como: lúpus, anemia aplásica, insuficiência renal, Aids e estado terminal de câncer.

Monócitos com valores altos são denominada como monocitose, na presença de algunhas doenças como: Tuberculose, Colite ulcerativa, Leucemia monocítica aguda, Mieloma múltiplo, Artrite reumatóide etc.. Monócitos baixos, chamada de monocitopenia, podem ser causados por Anemia aplástica, Uso de corticoides, Estresse, Leucemia aguda etc..

As plaquetas, ( trombócitos), são células sanguíneas produzidas na medula óssea e que atuam na formação de coágulos de sangue, a fim de impedir uma hemorragia sempre que houver necessidade, as plaquetas aumentadas pode indicar doenças como: Leucemia, Linfomas, Artrite reumatoide, Anemia ferropriva dentre outras doenças. O número de plaquetas baixa é chamado de (trombocitopenia) que acarreta doenças como: Púrpura trombocitopênica idiopática, Anemia perniciosa, Leucemia, Infecção ativa, Lúpus, Hemorragia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário